CARTILHA DA CORRUPÇÃO

0
182

CARTILHA DA CORRUPÇÃO
no governo brasileiro


*Por Isaac Sayeg

A corrupção na política brasileira ocorre de várias formas, cabe estudá-la, pois, se não o fizermos, ficaremos eternamente deitados em berço esplêndido, como bebês ingênuos. Para atenuar seus efeitos, e buscar ficar livre da corrupção, será necessário que a sociedade brasileira cresça e apreenda a vigiar e interagir nos seus mandatários, senão este vírus da corrupção continuará definhando nossas veias, e a miséria sempre estará nos rodeando. Daí é fundamental adquirirmos o devido conhecimento de como a corrupção acontece e estudarmos como combatê-la. A Cartilha da Corrupção mostrará ao cidadão como ela acontece.

A CARTILHA DA CORRUPÇÃO:

a) O poder legislativo tem como finalidade legislar e fiscalizar o poder executivo e judiciário, então, o poder executivo averigua os parlamentares fisiologistas para comprá-los de várias formas, a fim de conseguir maioria parlamentar, com isto conseguido poderá governar tranqüilamente através de Medidas Provisórias – MP, e tornar-se quase igual a uma Monarquia Absolutista no mandato de quatro anos, ou mais com a reeleição.
b) As vantagens oferecidas (corrupção) são de diversas modalidades, tais como: – b1)Direção das Empresas Estatais, onde o executivo fecha os olhos para todos os atos daquele dirigente, que pode ser do seu partido político, de partidos opositores ou independentes, formando o que chamam de base de sustentação, conhecida como governabilidade – b2) Entregar a direção de autarquias governamentais a parlamentares, ou por ele indicada – b3) Entrega de Ministérios aos partidos aliados, que em nome da governabilidade tem como objetivo uma ditadura do Poder Executivo, – b 4) Compra com dinheiro nas votações, ou no apoio parlamentar, o famoso e atual mensalão dos deputados. O Poder Executivo conseguindo obter esta vantagem, torna inócuo o Poder Legislativo durante o mandato.
c) O corporativismo do Poder Judiciário, através da corrupção e pressão, procura conseguir melhores salários e benefícios, de toda ordem, para seus juízes, desembargadores… – c1) O corporativismo empresarial, financeiro, econômico, enfim, todas as vantagens possíveis para diversas categorias, levam a corrupção ao Poder Legislativo. Que muitas vezes, para não perder seus eleitores, e verbas para campanha eleitoral, acabam sucumbidos para defender interesses corporativos ou empresariais em detrimento dos interesses da sociedade.
d) Após o Poder Executivo perceber que não há a devida fiscalização pelo Poder Legislativo, poderá utilizar a corrupção através do superfaturamento em obras públicas, e nas diversas compras efetuadas por este Poder, o pregão via internet parece ter melhorado a situação, pois a maioria das licitações tem influência política, principalmente daqueles políticos que receberam verbas em campanha eleitoral.
e) O trem da Alegria. Um partido para crescer passa a dar cargos no funcionalismo público sem concurso público aos seus militantes, inchando a máquina do estado, aumentando o déficit público, e depois para fazer frente a tanta despesa aumenta os impostos do povo, que tem que pagar por uma corrupção partidária, e ainda existe partidos que cobram os chamados dízimos destes funcionários militantes partidários. Em tempo: estes dízimos não são dízimos, pois chegam a 30% dos salários, enriquecendo ilicitamente o partido político. É a corrupção partidária.
f) Os parlamentares corruptos contratam parentes (nepotismo) ou amigos no seu gabinete, ou em autarquias ou empresas públicas, pegando boa parte de seus salários, trazendo enriquecimento ilícito aos mesmos.

Importante: Para combatermos a corrupção, além de conhecermos o acima exposto, temos que criar um novo organismo de estado, com uma Democracia Participativa, engajando a sociedade civil e o cidadão, na busca de transparência da gestão pública do Brasil.

*Isaac Sayeg
Jornalista e escritor
e-mail: isaac.sayeg@ig.com.br

Leia outros artigos do jornalista nos sites:

www.paralerepensar.com.br
Linkar foto na capa
site com crônicas de pensadores, poetas…
Você vai gostar!

www.40graus.com
Linkar colunas, depois nome
site ligado com assuntos diversos e atuais
Se liga nele. É muito bonito e instrutivo

www.votebrasil.com.br
Um site especializado em política,
nele você ficará atualizado nos acontecimentos políticos

Entre outros…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here