Artigo por Alexandre Bez: A Regra do Jogo

0
1617

A Regra do Jogo: Domingas reage e enfrenta sua dependência pelo marido

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet

Psicólogo e escritor, Alexandre Bez comenta sobre a violência domestica demonstrada na novela “A Regra do Jogo”, exibida pela Rede Globo

Até onde uma mulher consegue desrespeitar a si mesma? E, até onde, ela permanece com seu estoque de autoestima a zero, e não faz nada para sair dessa situação?

Essas são algumas questões que podemos ver na trama através das personagens Domingas (Maeve Jinkings) e Juca (Osvaldo Mil), e que estão presentes em grande parte da população brasileira. A personagem sofre com traições, muitas humilhações, abusos morais e físicos. “Quando uma situação desse tipo é perene na vida de uma mulher, a única saída é abandonar essa relação que já acabou. Porém, a problemática se esbarra na carência da autoestima. Muitas vezes o parceiro que é agredido não tem “estrutura mental” que o impulsione para uma mudança, pois quando o parceiro que agredi não muda a prerrogativa, indica que o outro é quem tem que mudar.”, explica o psicólogo e escritor, Alexandre Bez.

O respeito dentro de uma relação seja ela qual for deve ser mútuo. Na novela exibida pela Rede Globo, a personagem Domingas é mal tratada, não valorizada e mesmo doente o marido Juca leva outras mulheres para passar a noite em casa apresentando-a como sua tia, mesmo assim Domingas não sai da relação e aceita as humilhações do marido. Geralmente, a carência e os Transtornos de Dependência (o qual, configura-se como sendo a causa mais provável da Hipótese Diagnóstica de Domingas), originam-se no passado, especificamente no processo do psicodesenvolvimento emocional.

“A postura em ter alguém, mesmo violento endossa a fantasia em viver uma relação, assim bem como diminui a ansiedade causada pelo transtorno de dependência e conferindo uma perspectiva matrimonial a pessoa. Mesmo com os maus tratos, exatamente como vemos na trama, a prerrogativa em estar junto de alguém afasta o fantasma da solidão vivida na infância, gerando uma falsa condição de imortalidade conjugal.”, afirma Bez.

Assista um pedaço de “A Regra do Jogo” onde Domingas é mal tratada pelo marido:

http://globoplay.globo.com/v/4463654/

Segundo o psicólogo e escritor, a mulher ali representada só irá sair desse quadro dantesco quando se conscientizar que tem que mudar e não precisa dessa contraproducente situação, o que aconteceu recentemente com Domingas! Um grande passo para a personagem!

Informações a Imprensa
Giovanna do Vale
Assessoria Márcia Stival
www.marciastival.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here